sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Judô – Aprendendo o “O-Soto-Gari” e o “O-Uchi-Gari”.


Judô – Profª Wallessa – Aula (01/08/2014) – Foto: Joelma Fernandes.

Na aula dessa sexta-feira (01), a educadora social Wallessa apresentou mais duas técnicas para as turmas (manhã e tarde) da Oficina de Judô do programa Mais Educação. 

O-Soto-Gari (O = grande, Soto = externo, Gari = gancho) e o O-Uchi-Gari (O = grande, Uchi = interno, Gari = gancho) fazem parte das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô.

O-Soto-Gari

Descrição do O-Soto-Gari: De pé, faça a pegada no kimono de seu oponente, uma mão na lapela na altura do peito e a outra na manga na altura do cotovelo. Mantenha sua postura, e, em seguida, dê um passo para fora, para o lado da pegada feita no cotovelo, colocando seu pé ao lado do pé do seu adversário, fazendo com que ele apoie o peso do seu corpo em uma das pernas, justamente a que você irá “bater”, em seguida, projete o corpo para frente, ao mesmo tempo em que você aplica o passa pé realizando o O-Soto-Gari.


O-Uchi-Gari

Descrição do O-Uchi-Gari: É a técnica de projetar o oponente desequilibrando-o para o ângulo posterior esquerdo; introduzindo a perna direita do tori (quem executa a técnica) entre as pernas do uke (quem recebe a técnica). Projetando-o para trás aplicando uma aparada na parte interna da perna esquerda dele.

+ Fotos


Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação