domingo, 17 de agosto de 2014

Adequação ao Manual Operacional de Educação Integral 2014.


Visando a correta adequação ao Manual Operacional de Educação Integral 2014, o programa Mais Educação da Escola Altimar Pimentel incluiu a Oficina de Orientação de Estudos e Leitura, que terá aulas diárias, de segunda a sexta-feira, contemplando todas as turmas inscritas no programa da escola.

De acordo com as mudanças preestabelecidas pelo Manual Operacional de Educação Integral 2014 e gestão da Escola Altimar Pimentel, a partir deste mês de agosto, estão sendo disponibilizadas as seguintes oficinas: Orientação de Estudos e Leitura; Capoeira; Horta e Judô. Confira as descrições das atividades em cada oficina: 

Orientação de Estudos e Leitura – Articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo PME, contemplando as diferentes áreas do conhecimento (alfabetização, matemática, história, ciências, geografia, línguas estrangeiras e outras), ensejando assim o permanente diálogo entre os professores da escola e os monitores do programa.

Capoeira – Incentivo à prática da capoeira como motivação para desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes, enfatizando os seus aspectos culturais, físicos, éticos, estéticos e sociais, a origem e evolução da capoeira, seu histórico, fundamentos, rituais, músicas, cânticos, instrumentos, jogo e roda e seus mestres.

Horta – Desenvolvimento de experiências de cultivo da horta como um espaço educador sustentável, a partir do qual se vivencia processos de produção de alimentos, segurança alimentar, práticas de cultivos relacionados à biodiversidade local e à formação de farmácias vivas e de combate ao desperdício, à degradação e ao consumismo, para a melhoria da qualidade de vida.

Judô – Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas.

Outra boa notícia é que a disponibilidade de vagas para o programa Mais Educação aumentou, a expectativa é de que possa dobrar o número de inscrições na Escola Altimar Pimentel.   

Clique aqui para baixar o Manual Operacional de Educação Integral 2014.


Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação