terça-feira, 22 de julho de 2014

Tecnologia Educacional – Vídeo da Peça “A Saga de Daluz” (Altimar Pimentel).


Tecnologia Educacional - Profª Sue Ellen - Aula (22/07/2014) - Foto: Joelma Fernandes.

A Oficina de Tecnologia Educacional, ministrada pela educadora social Sue Ellen, também entrou no tema “Altimar Pimentel”, uma vez que o tema em questão faz parte da Campanha “Semear Educação Cidadã”, lançada pela Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Educação do Município, em comemoração ao “Ano Cultural Altimar Pimentel”, instituído através de decreto pelo prefeito de Cabedelo Leto Viana.

A direção da Escola Municipal Altimar de Alencar Pimentel já solicitou, através de ofício, à Secretaria de Educação do Município, a disponibilização de acesso à Internet e a instalação de um laboratório de informática na Escola, enquanto isso, a professora Sue Ellen prepara todo o material de suas aulas, por exemplo, vídeos do YouTube, áudios, textos e fotos, em sua residência.

Com o auxílio do notebook pessoal da professora Sue Ellen, que foi conectado à televisão da Escola, foi possível apresentar aos alunos da Oficina de Tecnologia Educacional o vídeo sobre a peça teatral “A SAGA DE DALUZ”, uma comédia encenada pelo Grupo Experimental Cena Aberta (GECA). O espetáculo conta, de forma poética, satírica e carregada pelo humor ardiloso da cultura popular, a história de um casal que, após 20 anos de união se depara com a chegada de uma nova criança. Nascer ou não nascer, essa é a grande confusão. Baseada nas obras “Por que a noiva botou o noivo na justiça”, de Lourdes Ramalho e “Como nasce um cabra da peste”, de Altimar Pimentel, a peça conta com a adaptação e direção de Marcos Pinto.

As obras de Altimar Pimentel inspiraram a montagem de muitas outras peças teatrais, encenadas na Paraíba e outros Estados, por exemplo, Auto da Cobiça, Auto de Maria Mestra, Viva a Nau Catarineta, Lampião vai ao inferno buscar Maria Bonita, Coiteiros, dentre outras. 

Após a exibição do vídeo da peça, os alunos e alunas da professora Sue Ellen puderam ver várias fotos das obras do professor Altimar Pimentel, além de assistir ao vídeo da última entrevista concedida por Altimar, quando em visita à Editora Thesaurus, no final do ano de 2007. Altimar Pimentel faleceu logo depois, em fevereiro de 2008. (ver biografia no menu do blog).

Na última parte da aula, a turma da professora Sue Ellen foi direcionada para realizar desenhos sobre os personagens da peça que os alunos mais se identificaram, em seguida, a professora distribuiu uma cópia da Biografia de Altimar Pimentel para cada aluno e aluna, com o objetivo de que possam levar para casa, a fim de que a família e os amigos também conheçam a Biografia do nosso eterno professor Altimar Pimentel.

+ Fotos


Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação