sexta-feira, 11 de julho de 2014

Horta – Cultivo do Coentro.


Horta - Prof. Damião - Aula (11/07/2014) - Foto: Joelma Fernandes.

Os alunos do professor Damião não puderam estar presentes na primeira colheita do coentro, é que o período coincidiu com as férias do meio do ano. A boa notícia é que a colheita do coentro foi feita pela nossa equipe da cozinha, evitando que houvesse perda da nossa plantação.

Mas não teve problema não, na aula desta sexta-feira (11), o professor Damião revisou a cultura do coentro e direcionou seus alunos para um novo plantio do coentro. Mãos à obra!

Como plantar coentro (http://www.hortas.info/):


Coentro - imagem original: Henrique Pinto - Licença Creative Commons


Clima - O coentro (Coriandrum sativum) pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, embora não suporte temperaturas baixas. A maioria dos cultivares de coentro cresce melhor se cultivada em regiões de clima quente.

Luminosidade - O coentro pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombra parcial. No entanto, plantas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.

Solo - Cultive o coentro de preferência em solo bem drenado, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

Irrigação - Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.  

Plantio - As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação.

Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade. O coentro não suporta bem o transplante, mas ainda assim pode ser plantado em copos feitos de papel jornal ou saquinhos de plástico e suas mudas transplantadas com cuidado, sem mexer muito com a raiz, ou seja, retirando o recipiente e deixando o torrão de terra intacto com a muda.

O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.

Colheita - A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.

Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, colocando estes em um recipiente que deve estar em local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.

+Fotos:


Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação