quarta-feira, 11 de junho de 2014

Judô – Koshi-guruma


Judô – Profª Wallessa – Aula (11/06/2014) – Foto: Joelma Fernandes.

Na aula dessa quarta-feira (11), a educadora social Wallessa apresentou mais uma técnica do Judô aos seus alunos, trata-se do Koshi-guruma. Após os exercícios de aquecimento e alongamento, os alunos receberam todas as orientações necessárias para o aprendizado da nova técnica. 

De acordo com os benefícios previstos com a prática do Judô, sabe-se que, conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com o aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua autoestima, sua autoconfiança e, consequentemente, isso reflete positivamente no rendimento escolar.


O Koshi-guruma (Koshi= Quadril, Guruma = Roda) é uma das 40 técnicas originais criadas por Jigoro Kano, criador do Judô. Compõe, junto com outras oito técnicas, o 2º Kyo do Go Kyo, Dai-nikyo, comumente pedido em exames de Yonkyu ou Shikyu (Faixa Laranja/ Abóbora). É classificada como Koshi-waza. Por causa do cruzamento de quadris, essa técnica era chamada de juji-goshi ou daki-kubi-goshi, essa última pelo fato de segurar o pescoço caindo o tori e uke juntos”.

+ Fotos:


Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação